quinta-feira, 1 de abril de 2010

2 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Declarada pela ONU em dezembro de 2007, a data tem o objetivo de aumentar a divulgação do transtorno, apoiar o diagnóstico e a intervenção precoces. Estima-se que o autismo e os transtornos do espectro do autismo afetem 1 em cada 110 pessoas no mundo.

Em 1988, o filme Rain Main trouxe às telas mundiais o papel de Raymond Babbitt, protagonizado por Dustin Hoffman, um autista adulto com grande capacidade de memorizar e fazer contas. A maioria das pessoas com autismo enfrenta muita dificuldade para adaptar-se ao mundo social e desenvolver habilidades como a linguagem e o pensamento, por exemplo.

Sua etiologia não é conhecida e seus quadros clínicos são diversos, variando entre crianças que falam e não falam, com altas habilidades cognitivas e retardo mental associado, entre outros. Em geral, os sintomas se apresentam na infância e pessoas diagnosticadas autistas convivem com o transtorno por toda a vida.

Além do autismo, os transtornos de Asperger, Rett, Desintegrativo da Infância e Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem Outra Especificação estão incluídos nos Transtornos do Espectro do Autismo.


O LAÇO
A campanha de conscientização do autismo tem o laço de quebra-cabeça como símbolo do mistério e da complexidade do espectro do transtorno. As diferentes cores e formas representam a diversidade das pessoas e famílias vivendo com autismo. Seu brilho reflete a esperança de que por meio da conscientização do autismo, da intervenção precoce e de tratamentos adequados, pessoas com autismo poderão ter uma vida mais completa.


No dia 2 de abril... INFORME-SE sobre o autismo e DIVULGUE a campanha de conscientização entre seus amigos e familiares. Não deixe de ver as dicas de filmes e leituras no blog sobre o transtorno!

Mariana Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário