segunda-feira, 8 de março de 2010

E o OSCAR vai para...Kathryn Bigelow

Nas primeiras horas do Dia Internacional da Mulher, a Academia Americana de Filmes Artes e Ciências anunciava mais uma razão para celebrar a data. Pela primeira vez na história dos 82 anos do prêmio OSCAR® uma mulher venceu na categoria de melhor direção! Barbra Streisand, também diretora de cinema, apresentou a vencedora com a frase: “Era chegada a hora”. Sim, era chegada a hora de uma mulher vencer em uma categoria dominada por indicações masculinas.

O nome da vencedora é Kathryn Bigelow, a quarta mulher a ser indicada na categoria de melhor direção. E suas realizações na noite passada não pararam por aí. O filme dirigido por ela, Guerra ao Terror, levou o prêmio de melhor filme e foi o grande vencedor da noite, totalizando 6 estatuetas, o dobro das conseguidas por Avatar, segundo colocado na premiação e dirigido por James Cameron, ex-marido de Bigelow.

Mas nem sempre o dia 8 de março começou com uma história de sucesso como esta, que simboliza a autonomia, profissionalismo e reconhecimento do trabalho da mulher.

História do dia 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, da mesma Nova York em que Kathryn Bigelow estudou cinema, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem a estas mulheres. E apenas em 1975 a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data
A comemoração não é o único objetivo! O debate sobre o papel da mulher na sociedade é permanentemente necessário, como esforço para diminuir e, quem sabe um dia, acabar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, muitas ainda sofrem com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito ainda há para ser modificado na história.

E as Mulheres Brasileiras?
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino! As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. Algo importante a ser relembrado em ano eleitoral!

Nenhum comentário:

Postar um comentário